domingo, 1 de julho de 2012

Capela, Um Novo Tempo

JNV ANO ll Nº 672                  JAPARATUBA  (SE)


                            CAPELA APRESENTA PROGRESSO
                        APESAR DA TURBULÊNCIA POLÍTICA


     O município não é nais o mesmo de um ano atrás. Localizado a 67 Km da capital sergipana, apesar da turbulência política que submeteu Manoel Messias, O Sukita, a nova eleição na qual foi reeleito com 50,89% dos votos válidos, em outubro do ano passado, importante ações têm sido desenvolvidas naquela localidade, a exemplo do programa de geração de emprego e renda, que já capacitou centenas de alunos que estão aptos a entrar no mercado de trabalho.


     Importante reformas foram promovidas ao longo de 2005, dando bases necessárias para o avanço do município, segundo o prefeito. "Sofremos muito com o a ira da nossa oposição em nosso primeiro ano de gestão. Mesmo assim, conseguimos lanças inúmeros projetos que começaram a dar resultados consistentes e tem inpactado positivamente", destaca Manoel Messias, o Sukita.
     No plano da assistência social, além, da implementação dos programas Agemte Jovem", de apoio ao Idoso e Portadores de deficiência foram lançados outros dois: O Geração de Emprego e renda - Viabilizado através de uma parceria entre a prefeitura Municipal de Capela, Senai, Integriffe's e Petrobrás - e o erradicação de casas de taipa - que já está construindo 29 residências nos Bairros São Cristóvão e Tera Dura, e um conjunto habitacional em Vila Miranda.
     Através de programas como Agricultura familiar, também foram doadas mil horas de tratar e distribuídas sementes de milho, feijão e capim, que representam para agricultores a certeza da colheita. "Nunca recebemos um centavo deste. Aqui no município mais de 250 famílias, em localidades como provoados Boa Vista, Cuminho e Canta Galo receberam o incentivo", diz satisfeito o agricultor José Oliveira Santos, pai de sete filhos.
     Houve avanço de 30% na saúde, alcançados através de programas pioneiros como Sorria Capela, aumento de 2 para 30 veículos ativos que compôem a frota de veículos. destes últimos, seis são ambulâncias, de adordo com o chefe de transporte, José Augusto Santos. "Também aumentamos 18 para 23 o número de motoristas. Nossa prioridade é o deslocamento dos pacientes que precisam fazer consultas especializadas para aracaju. semenalmente levamos 90 pessoas para a capital", revela.
     Além destes, também foram reformadas 95Km de estradas de chão, aumento de 2 para 7 dias semanais de coleta de lixo domiciliar e ampliação da ponte do povoado Barracas. "Não podemos deixar de frisar que as festas do município - Mastro e da Padroeira, foram revitalizadas. No Plano da educação pela primeira vez os professores tiveram todos os direitos reconhecidos como mudança de nível, adicional de superior com base na lei 34/1998, mudança na tabela salarial, plano de carreira e a titulação que estava sem análise desde  2003. Também foram  reformadas 12 das 31 escolas municipais", destaca a dona de casa, Maria da conceição dos Santos.
     Quando questionado sobre o prefeitos para este ano, o prefeito revela que novas ações serão lançadas. "Evidentemente, a superação dos enormes desafios históricos - que perduram há mais de 2 décadas, não se dá em apenas um ano. Mas é possível constatar que capela tem dado passos certos para se tormar um município mais justo socialmente, com uma economia forte e tendo um importante papel no contexto nacional. Posso garantir que o município já vive Novos Tempos de desenvolvimento", dis satisfeito.


                       JAPARATUBA VOLTANDO A SORRIR


      Neste Período em que passamos de campanha eleitoral, é necessário termos que comparar: Capela + Pirambu= Japaratuba. E por quê? Bem, se levarmos em conta o que fora dito e Prom,etido há exatos 04 anos atrás, poderemos até, de olharmos fechados afirmamos que é imensamente incontestável trazer à tona as tais mudanças prometidas pela então Secretária de Ação Social, Lara Moura, da cidade distante da capital 29 km, Pirambu.


      Por duas vezes em campanha, a então candidata a prefeitura de Japaratuba, Lara Moura, (PFL), naquela época, prometeu transformar a nossa cidade num verdadeiro Celeiro de realizações, tomando como base dois exemplos: Capela e Pirambu. Mas, vamos por parte, para podermos entendermos, se é que palpável de entendimento. Pois, gostaria de saber em qual enquadramento entra tal comparação. O difícil era saber em qual das duas, ela se espelhava para tal afirmação. Se era Capela ou Pirambu. E, digo isso por tamnha descrepância de realizações. Se Capela, pelo ótimo empenho e desenpenho com que Sukita injetou em todos os setores existentes, ou Pirambu, pelo cáos implantado e o péssimo gerenciamento administrativo que o Grupo do Coração, ou simplesmente, o Grupo "M" como é popularmente conhecido por seus opositores e desafetos políticos.

     No caso específico de Capela, não consigo entender onde entra o grau de comparação, pois as coisas mudaram e mudaram pra melhor. E, é notório para quem quer que seja, e, quem quer ver, que há oito anos a cidade não crescia, não havia planejamento, que no entendimento de um bom político é o ponto inicial de um gestor, que antes de tomar posse tem que realizar um planejamento minucioso de toda ação que imporá ao tomar posse, para assim delegar atos imediatos para solução dos problemas existentes. Sukita mudou totalmente a economia local. Implantou ações de modo com que o capital  (real) permanesse no próprio município. Medida acertada! de modo que, demonstra que ele tem visão de empreendedorismo, pois, ele é um empreendedor nato. E, como todo empreendedor, ele é conhecedor de que o capital tem que ficar lá, para que o comércio se fortaleça. E, assim possa atrair novos  gerenciadores. E, quem ganha com isso é  a população como todo. Pois, a auto-estima da comunidade cresce, e o padrão de qualidade o acompanha.

     Contudo, ela enfatizara que, durante os 4 anos da sua administração, um cidadão que retornasse chegasse no início da mesma e retornasse ao final do mandato, não reconehceria, achando até que estaria em outro lugar, tamanha a diferença! Isso tudo baseado no lindo álbum de fotografia que a mesma distribuíra nas duas campanhas, ao qual concorrera. Mas, vamos ao 2º ponto, a comparação entre Japaratuba e Pirambu. Essa sim, uma infeliz comparação! Pois, se não houve nada de positivo para se dizer algo entre a Bela e atual Capela, o que há de dizer de Pirambu?

    E em Pirambú, o que há de se comparar com a nossa Japaratuba? A japaratuba atual, é bom que se discrimine. Pois, se procurarmos com a ajuda de uma Lupa talvez, possamos encontrar! O que acho um tanto quanto deveras difícil. E digo mais, não é preciso o uso de nenhuma lupa para que encontrássemos algo semelhante. A diferença, é que, a polícia não visitou nenhuma vez  a Bela Pirambu, antes da denúnica. e posterior desdobramento de  todo esquema do qual envolvia o grupo "M". Até por que eles só são profissionais na área negativa, o que não é surpresa para ninguém. Já na atual conjuntura administrativa, a polícia estava presente a toda hora. já que foi um escândalo que abalou, e tomou todos os espaços do noticiário nas páginas policiais locai. Básico, não? Não! quando se trata do erário público. Dinheiro que deveria ser usado com o povo. Uma vergonha em parte e um total descalabro, pois, temos a visão de que nosso município, só aparece em manchetes negativas e não foi diferente, infelizmente.
     Aproveito o momento para parabenizar a toda equipe da Polícia Federal por todo empenho e desempenho em solucionar todo esse esquema, o qual foi denominado de "Castelos de Areia", e notoriamente conhecido negativamente. Pois, até hoje o povo de Pirambu paga por todo esse esquema. E, após, o prefeito após revelar todo o esquema foi destituído do poder, o governador indicou um interventor para que tomasse conta, enquanto a instituição estava sob júdice, e o povo até hoje não pôde desfrutar de uma grande administração, visto todo o transtorno causado por essa doença, que tem que ser colocada um ponto final, antes que a cidade tenha desaparecido do mapa.

     E, só para servir de fundamento e dá veracidade aos dados apresentados, releto aqui um fato que ocorrera aproximadamente, 08 dias da eleição. Um cidadão que descontente da atual administração, e que tinha apostado na proposta inovadora, encantada e mágica da candidata, ligara para a FM OURO NEGRO, afirmando enfaticamente que tinha a cidade havia ganho um, no caso aqui, uma verdadeira adminstadora, gestora e principalmetne sensível a todos os problemas que envolvia a cidade há décadas, e que o tempo de inércia, e apadrinhamento haviam sido deixados para trás.

     Com a palavra, a sua excelência, o Eleitor! Analise, Compare, Relembre.Pois, só assim, você poderá exerceu o seu voto cidadão, Sua decisão é muito importante e definitiva.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

 
Design by André Júnior | Bloggerized by AJR