sexta-feira, 30 de março de 2012

JNV É Cultura:Sarandagem!

JNV ANO 1 Nº 1   JAPARATUBA   SERGIPE    Pág. 375 





                     SARANDAGEM, TEU NOME É CULTURA

     A Sarandagem, é uma brincadeira, um divertimento, uma manisfestação popular. A sua origem se perdeu no tempo, mas a manisfestação existe  com força total e vibração infinita, no municipio de Japaratuba, com o único objetivo de acordar o Senhor São João",  já que, afinal de contas, é com este que, em ritmo de alegria e muita emoção, e, em terras que preservam a boa e bela, porém, não tão reconhecida como devia, tal qual: Capela, Laranjeiras, São Cristovão e em especial a nossa Japaratuba, vem com o intuíto e inbuídos de iniciar o período do ciclo junino.

     "PRII! PRII!, PRII!  é meia-noite, gente! soou o apito. È hora de acordar o Senhor João!. E é exatamente ao soar do apito, que a batucada da SARANDAGEM começa. Trata-se de um bloco animado de tocadores, cantadores e dançarinos. São homens e mulheres de tidas as idades, que juntos, percorrem as ruas em quase em  seu total  parando e anunciando em casas de pessoas  previamente escolhidas, selecionadas pedindo que doem um produto, como por exemplo: alimentos, bebidas, enfim. As paradas em casas já escolhidas tem como  critério de seleção a "consideração e a tradição". O dono da residência, o recebido prontamente, já que fora concedido à sua visita. E, este sempre os recebe com uma garrafa de bebida, vinho, e a popular e inseparável, insubstituível, cachaça, que é sempre cordialmente entregue ao seu mestre, aqui reservo um parêntese  para homenagear o velho e saudoso "Seu Batinga", que por sua vez a entrega ao seu carregador (Um jovem que acompanha todo o cortejo, conduzindo um carrinho de mão, com a tarefa especial de armazenar as garrafas da cachaça, que são consumidas em sua totalidade, ao final da brincadeira que chega a  atravessar o dia).

     O Grupo continua a dançar, a animar a cidade, e a seguir sempre em frente, aplaudindo e arrancando aplausos da população de maneira geral, e de casa em casa, os tocadores, cantadores e principalmente as dançarinas permanecem a tocar, a cantar e a dançar até o raiar de um novo dia, e tendo como inspiração e a oportunidade de ser presenteado com um lindo pôr do Sol.

     Na SARANDAGEM não existe uma indumentária específica e especial. Os participantes da brincadeira, de maneira geral, usam camisetas, com o nome "SARANDAGEM" explícito à altura do peito. Mas, quando o bloco passa em qualquer lugar, em qualquer ocasião, não há cristão que consiga ficar parado e apenas assistir ao cortejo.
     Em cidades como Capela, por exemplo, tradicionalmente a Sarandagem é conhecida como Saranda, que é na verdade uma adaptação livre da nossa e velha e boa Sarandagem.

NÃO HÁ QUEM RESISTA A ANIMAÇÃO.
E PLANEJANDO O CAETANO...
ATRÁS DA  SARANDAGEM, SÓ NÃO VAI QUEM JÁ MORREU

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

 
Design by André Júnior | Bloggerized by AJR