sábado, 3 de março de 2012

Mulheres, Chega de Silêncio!!

JNV ANO 01 Nº 01  JAPARATUBA SERGIPE   OUT/2011    Pág. 298



               MULHERES, CHEGA DE SILÊNCIO!!!


     V OCÊ DEVE ESTAR SE PERGUNTANDO: PORQUE UMA ELEIÇÂO DE DCE DA OPOSIÇÃO  PROPÕE DEBATER PAUTAS ESPECÍFICAS PARA AS MULHERES? NÓS RESPONDEMOS: NÓS ,ULHERES, SEMPRE SOMOS COLOCADAS EM SEGUNDO PLANO.


     HISTORICAMENTE SOMOS VÍTIMAS DE UMA OPRESSÃO CONSTRUÍDA SOCIALMENTE QUE NOS EXPÕE A SITUAÇÕES CONSTRANGEDORAS EM DIVERSAS ESFERAS, COMO AS PIADAS DIÁRIAS DE CUNHO MACHISTA  "MULHER NO VOLANTE, PERIGO CONSTANTE", "CASA QUE TEM MULHER, O HOMEM NÃO TRABALHA", OS TRADICIONAIS ARGUMENTOS DO QUE PODEMOS OU NÃO FAZER SE DÁ APENAS PELO FATO DE SERMOS MULHERES. QUEREM EXEMPLOS? UM HOMEM QUE PEGA VÁRIAS MULHERES É NORMAL, MAS SE A MULHER SE ATREVE TER, ESA MESMA POSTURA, SERÁ RETALIADA SOCIALMENTE, RECEBENDO XINGAMENTOS DE BAIXO CALÃO, INCLUSIVE ÇPOR OOUTRAS MULHERES. PORQUE NA UNIVERSIDADE É REPRODUZIDA A IDÉIA DE CURSO NATURALIZADOS "FEMINISMOS"(ÁREA DE SAÚDE, PEDAGOGIA, ETC)


     NÓS SOFREMOS OPRESSÃO TODOS OS DIAS E NÃO DEVEMOS ENCARAR ISSO COMO UMA COISA NATURAL, POIS, É UMA IDEOLOGIA SOCIALMENTE CONSTRUÍDA QUE NÃO NOS FAVORECE. SOMOS O SETOR QUE MAIS TRABALHA E POR  MUITAS VEZES NÃO SOMOS RECONHECIDAS. CÁ PRA NÓS: QUEM É MAIOR RESPONSÁVEL PELAS TAREFAS DOMÉSTICAS? QUEM É QUE EXERCENDO A MESMA FUNÇÃO EMPREGATÍCIA, AINDA RECEBE  300% A MENOS DOS SALÁRIOS (IBGE?) E A MAIS. SOMOS VIOLENTADAS  TODOS OS DIAS! NO BRASIL, A CADA  15 SEGUNDOS UMA MULHER SOFRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA OU FAMILIAR POR UM HOMEM COM QUE,M MANTÉM, OU MANTEVE UMA RELAÇÃO AFETIVA (IBGE). SÓ EM SERGIPE, DE JANEIRO A MARÇO DESTE, FORAM REGISTRADAS 379 OCORRÊNCIAS DE VIOLÊNCIAS CONTRA A MULHER NA DELEGACIA ESPECIALIZADA, OU SEJA MAIS DE 27 QUEIXAS POR DIA.


     NOS PERGUNTAMOS: COMO ALTERAER O DIA-A-DIA MACHIST DA   UNIVERSIDADE SEM HAVER POSSIBILIDADES E ESTÍMULO PARA AS MULHERES SE ORGASNIZAREM PARA LUTAR POR ISSO? QUEM É QUE PRECISA LARGAR OS SEUS ESTUDOS E TRABALHO DE FORMA TEMPORÁRIA OU ATÉ MESMO DEFINITIVA PORQUE A UNIVERSIDADE NÃO DISPONIBILIZA UMA ASSISTÊNCIA STUDANTIL EFETIVA QUE GARANTA UMA CRECHE PARA AS MÃES E PAIS? NÃO ESTAMOS EXCLUINDO OS PAIS DA RESPONSABILIDADES DE CUIDAR DOS FILHOS MAS SABEMOS QUE, EM SUA MAIORIA, A TAREFA DE CUIDAR DAS CRIANÇAS FICA COM AS MULHERESs. OU NÃO É? PORQUE A REITORIA NÃO SE DISPÕE A CONSTRUIR UMA  CRECHE reche UNIVERSITÁRIA SE HÁ UMA NECESSIDADE REAL DELA EXISTIR? NÃO EXISTE ESPAÇO FÍSICO NA UFS QUE COMPORTA UMA CRECHE? Existe SIM!

     TÁ MAIS E AÍ? O QUE ISSO TEM A VER COM COM AS ELEIÇÕES DE DCE? A DEFESA DA UNIVERSIDADE  PÚBLICA PARA TODAS E TODAS E VOLTADA PARA AS NECESSIDADES SOCIAIS É UMA PAUTA CENTRAL TAMBÉM PARA AS MULHERES! SÓ É POSSÍVEL PENSAR UMA UNIVERSIDADE PREOCUPADA COM AS MULHERES SE PENSARMOS NO COMPROMISSO SOCIAL QUE ESA UNIVERSIDADE DEVE TER. O QUE FALTA DA ATUAL GESTÃO DA  REITORIA É VONTADE POLÍTICA E PRIORIDADE PARA UMA  ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EFETIVA E O  DCE INTEGRAÇÃO EM SEUS 04 ANOS DE GESTÃO NUNCA SE DESPÕE A DISCUTIR ESSAS QUESTÕES. FICA CLARO QUE A CONSTRUÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE EMANCIPADORA PARA AS MULHERES TEM ABSOLUTAMENTE A VER COM O MODELO DE  UNIVERSIDADE QUE QUEREMOS!


     CHEGA DE MIGALHAS! ESTÁ MAIS DO QUE NA HORA DE NOS ORGASNIZARMOS E REINVIDICARMOS DE FORMA COLETIVA, QUAIS SÃO AS NOSSAS NECESSIDADES.s POR ISSO, PROPOMOS LUTAR POR:


1- Creche Universitária JÁ! Que contemple não só as mães e pais de estudantes, como também servidoras/es e PROFESSORES/ES DA UFS;


2- QUE A CRECHE UNIVERSITÁRIA SEJA UM PROJETO DE EXTENSÃO QUE SIRVA COMO LABORATÓRIO PARA OS CURSOS ENVOLVIDOS NESSA ÁREA. (PEDAGOGIA, SERVIÇO SOCIAL, CURSOS DA SAÚDE, ETC.)


3- FRALDÁRIOS NOS BANHEIROS;


4- POr MAIS SEGURANÇAS DO SEXO FEMININO NOS CAMPI.






                  GOSTOU?! PENSA QUE ACABOU? LEDO ENGANO!




                          CONTINUA NO PŔOXIMO SEGMENTO!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

 
Design by André Júnior | Bloggerized by AJR