sábado, 1 de outubro de 2011

Educação Na Corda Bamba

JNV ANO 1 Nº    JAPARATUBA  SERGIPE                             Pág. 117

     No último dia 09,dois dias antes de dar início às  comemorações pelo Dia do estudante, os alunos de Sibalde, povoado de Japaratuba, município do vale do cotinguiba, receberam um grande e inusitado presente. E, qual foi este presente? Para responder à essa pergunta, teremos que fazer um pequeno, mas, significativo relato para que todos entendam, e não fique "Pedra Sobre Pedra", e que  nenhuma dúvida paire sobre esta questão.



     Tudo teve início quando por falta de pagamento, o Motorista Frank que transporta, ou pelo menos, transportava até bem pouco tempo, os alunos do povoado Sibalde, um dos 17 povoados do município de Japaratuba, deixou de fazer o trabalho. Bom, e  para que os alunos não se sentissem prejudicados, a administração, determinou que o transporte de Sibalde seria o mesmo que fazia o percurso de Várzea Verde, e foi aí que, todo esse problema foi desencadeado. já que, para cumprir os dois roteiros, teria claro, que fazer um por vez, sendo que,  primeiro o de Várzea Verde e, só depois, Sibalde, percurso este que levaria em torno de quase 40 minutos. Os alunos, que já chegavam em suas residências por volta das 18:00, chegaram a ultrapassar as 18:30. E, insatisfeitos com o prejuízo que causaria em chegar as suas respectivas undidades de ensino foram reclamar ao motorista, pedindo então, que explicasse, este então, teria dito que quem estivesse achando ruim e querendo chegar cedo, que fossem de carona  pois, ele só os pegaria, quando retornasse da primeira viagem, nada mais justo, não? E, foi aí, que a coisa pegou literalmente fogo. Isso só prova a falta total de compromisso e o total descaso dos governantes, donos do poder para com a Educação.

     Os alunos numa atitude lúcida, e demonstrando que estavam dentro da lei, apenas reivindicando os seus direitos. E, como forma de repúdio com as atitudes da administração se reuniram, discutiram  qual seria a atitude a ser tomada, e  decidiram  então, o que fazer dali por diante. 


     E, coincidentemente talvez, sem perceber, que o dia escolhido para  mostrar todo o descontentamento, era nada mais, nada menos que ante véspera ao Dia do Estudante. E, foi para o campo, digo, para às ações. Antes tarde do que mais Tarde. 


     Os alunos então, resolveram fazer um reclame, para quem sabe chamar à atenção para eles e, assim tentar sanar esse "probleminha". E, quando todos pensavam que eles estavam dominados, recuados, convencidos de que nada fora resolvido, nenhuma atitude foi tomada para tal solução. Eis, que vem a inesperada atitude Madura, e atenta para as ações do poder executivo. Pois, "brinque com quem está quieto", mostrando que não estavam pra brincadeira, muito menos, era Fogo de Palha, e nem tão pouco, um  Movimento Politiqueiro, liderados e induzidas  por pessoas ligados a algum grupo político.

A Ação: E, logo nas primeiras horas da Terça-Feira, ligaram para a imprensa local, convocando a TV Sergipe para fazer a cobertura, deste ato, porém, foi informado que naquele dia nao poderia, pois, já estava marcado uma matéria no interior mas, que no dia seguinte estaria lá para com exclusividade fazer a cobertura. E, como quem brinca com Fogo, acaba se queimando, desta vez, na essência da palavra, eles tomaram da ação do fogo e por volta das 07:00  fizeram uma barricada. Os alunos, logo pela manhã prepararam todos os materias que fosse necessário e que  serviriam para tal ação: Pois, foi colhido todo tipo de material queimável: de madeira à galhos e troncos de árvores, enfim. A principal  finalidade, era colocar fogo no caminho, empatando os veículos, principalmente, os da Prefeitura de passarem, em ambos os sentidos, só liberando para os de emergência, como ambulâncias, viaturas policiais e samu, numa atitude que só vem reforçar o que todos se recusavam, ou não queria fazer-se compreender que  era  unicamente, chamar a atenção da administração e que não haveria outra solução, se não, a que foi tomada. Reafirmo, então, que o único intuíto, objetivo era fazer com que a qualidade da educação no município, fosse levada realmente a sério. E, que a preocupação dos alunos era mostrar que a questão dos transportes, está há muito, deixando a desejar e que a mudança, ainda não chegou no município, pelo menos a que a população esperava. Os alunos não estavam reinvidicando nada mais que um direito que todos têm, perante a Carta Magna, o qual, lhe confere, um  transporte, e uma educação  de qualidade, enfim. E, que não fique aquém do que é permitido por lei, nada mais que isso, pois, eles precisam e necessitam dele para que  possam chegar em  suas respectivas unidades de ensino. Será que é pedir muito?

     E, a administração, o que tem a nos dizer? se é  que tem defesa.
Mas, todos têm o direito de se defender, não é?
Na Próxima edição, A 2ª  Parte Conclusiva deste intrigante Capítulo.

                        JNV PIADAS (28/06) 15:39
      "O SACI FALOU PARA SACIA:
      - VAMOS INOVAR NO SEXO?
      - TUDO BEM! O QUE EU TENHO QUE FAZER?
      - FICA DE TRÊS



                          NÃO PERCAM!!! 

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

 
Design by André Júnior | Bloggerized by AJR