JNV ANO ll Nº 671 JAPARATUBA SE JUN/2012
PROJETO "CONSTITUINDO A CIDADANIA
PROMOVE CIDADANIA NO MUNICÍPIO
Uma das beneficiadas com imóveis doados pela Pela prefeitura de Japaratuba é a moradora Laura dos Anjos, do Assentamento Ivam do Ribeiro, no povoado São José, residente com seus netos no local há 15 anos. Laura não esconde a satisfação de ser contemplada pelo Programa de habitação do município. O sonho da casa própria para Laura dos Anjos hoje é uma realidade.
Na Rua Padre Gerard, no povoado São José outra beneficiária é a moradora Lucélia Santos, pescadora, casada, 25 anos, mãe de três filhos que aguarda a nova residência, que terá dois quartos, banheiro, cozinha, sala construída com material de qualidade.
O morador Givaldo dos Santos, casado, pescador, pai de três filhos, residente no Assentamento Ivam Ribeiro, reside no local há nove anos e teve casa desabada pelas precárias condições físicas. "Fiquei muito feliz com a notícia de que vou ganhar uma casa", disse ele, satisfeitos com os investimentos positivos da administração de Japaratuba.
Mas, as ações da administração não param e tem como objetivo atender a necessidade de moradia da população de baixa renda do município promovendo a cidadania e dignidade.
PREFEITURA DE JAPARATUBA E
SENAI QUALIFICAM 231 CIDADÃOS
A prefeitura municipal, de Japaratuba, em convênio com o SENAI/FIES, implantou desde o último dia 18, em Japaratuba, o "Projeto de Interiorização do Sistema FIES", que consiste em qualificar cidadãos para inseri-los ao mercado de trabalho.
Ao todo estão sendo qualificado 231 pessoas com idade a partir dos 16 anos em 5 áreas temáticas: Alimentação, Vestuário, Informática, Eletroeletrônica Automotiva e Construção Civil em 14 cursos de empreendedorismo, gestão e negócios e cooperativismo.
Conforme informou o secretário de Assistência Social do muinicípio, José Adelmo dos Santos, as negociações para o convênio foram iniciadas no ano passado. O projeto visa ajudar a comunidade e adentrar ao mundo do trabalho proporcionando formação profissionalizante.
As aulas estão sendo ministradas por 9 instrutores do SENAI em 5 unidades-móveis instaladas em anexo ao terminal Rodoviário de Japaratuba. A prefeitura se encarrega de fornecer alimentação e hospedagem para os profissionais.
Os alunos matriculados nos cursos ganham um KIT contendo o material para estudo e receberão certificado no final, mediante frequência em sala de aula de pelo menos 80% de assuidade. O curso tem carga horária de 80 horas.
É importante ressaltar queas inscrições foram divulgadas previamente nas emissoras Ouro Negro e na Rádio Comunitária de Japaratuba.
Com a implantação do projeto, Japaratuba sai na frente de outros municípios contemplam 231 moradores sem que esses precisem se deslocar para a capital ou municípios circuvizinhos. "Conseguimos convencer os dirigentes do SENAI a atender nossa comunidade, porque provamos que a nossa demanda é grande", explicou o secretário Adelmo, lembrando que a princípio, o projeto atenderia ainda, populares das cidades de Japoatã, São Francisco, Malhada dos Bois e Pacatuba que viriam estudar em Japaratuba.
Os cursos oferecidos pela prefeitura de |Japaratuba em parceria com o SENAI são:> Básico de Confeiteiro, Básico de Padeiro, Costura Industrial em Tecido Plano, Costura Industrial em Peças Intimas e Moda Praia, Informática sem Internet, Word e Excell avançados, Corel Draw, Eletricista Instalador Predial Básico, Eletricista de Automóveis, Injeção Eletrônica, Pedreiro Polivalente, Instalador Hidráulico e Pintor de Obras.
"UM OUTRO OLHAR"
"Daqui pra frente tudo vai ser dsiferente, a gente tem que aprender a ser gente. A administração Paz e Dignidade não avançou em Nada, nada", Nada do que foi será do jeito, do modo que já foi um dia, tudo passa, tudo em volta passará, a gente vive em onda como o mar..." E como um dia dissera, o iluminado John Lennon, o Sonho não acabou", Pois, tudo tem a sua hora e o seu tempo. E não é que ele Chehou!
UFa! E 2012 chegou! e com ele começou a brotar a germinar uma luz de esperança. Esperança Real de que tudo Vai e Tem que que Mudar. Pois, foi assim que a população se deixou enveredar por esse mar de sonho, de uma nova Japaratuba. Japaratuba essa que não apresentava nada de novo,nada empreendedorístico, mas, o que dizer dessa atual administração? Pois para isso vamos pegar emprestado apenas uma única letra do alfabeto brasileiro, a leta "C" e vamos Comparar:
Em 1992, o então candidato, da administração,"Força Popular", Padre Gerard, por não existir o Fator Re-eleição, depois de muita Hesitação e Relutância, o seu Vice, Hélio Sobral, Engenheiro e filho do Desembargador Dr. Luís Rabelo Leite, este na condição de candidato não pensou duas vezes e aceitou de pronto, mais este desafio, dentre tantos. E durante toda a sua campanha, não prometera realizar nada que não pudesse cumprí-la. Nada, absolutamente nada. E destaco apenas dois pilares básicos: Educação e Habitação.
É Vamos por partes, na educação podemos destacar o grande desenvolvimento, pois, detectando as dificuldades ede deslocamentos e a grande demanda na área, construiu em tempo recorde o Colégio que levou o nome de seu Pai, Dr. Luís Rabelo Leite, e por duas vezes, teve reformas, uma na época de Padre Gerard e, uma outra, na época de Pedro Moura. Isso mesmo! e desculpe, mas, além, baseando-se em dois principais princípios: a distânica e a necessidade ainda construiu uma creche em um conjunto denominado Albano Franco, popularmente conhecido por Babilônia. que há bem pouco tempo agregava mais de 110 crianças do próprio bairro. Mas isso é uma outra história que relatarei em uma outra oportunidade, ok?
No Campo da habitação, foi construindo somente em apenas, 40 meses de adminstração, dois conjuntos: Conjunto Albano Franco e Ministro Armando Rollemberg,dininuindo assim um Supér deficit Habitacional, que há época era de aproximadamente 1300 Famílias. E, digo mais: já sem mandato, sem estar exercendo cargo eletivo, ainda concedeu a construção de mais um novo conjunto, denominado Artur Bispo do Rosário, desta feita, através do: convênio da Caixa Econômica Federal, Secretaria de Ação Social e tudo na mais perfeita lisura, sem nenhuma pacividade de dúvida, de ilegalidade, e com ajuda do empreenddedor Valdir, conhecido por Mica.
E poderia, o défict habitacional ter diminuido, consideravelmente se, ah, e esse "se", é que o grande Problema", pois, se há exatos 20 anos, Hélio Sobral não proimeteu e cumpriu, a atual gestora, pometeu e, nem se aproximou da concretização de, sequer uma única moradia. Minto! mais uma vez, me desculpem, minha tamanha desfarçates, e minha parcialidade, pois fui deveras parcial, pois, a prefeita Lara Moura, cosntruiu, sim, UMA CASA.
Em toda sua campanha, ela colocava um mSuper Telão, expondo alguns projetos. E dentre eles, estava lá o principal Projeto, a menina dos Olhos de Japaratuba,"Projeto: CASA DE TAIPA NUNCA MAIS!" É, e não foi somente o =projeto que desaparecera dos nossos olhos, foi, inclusive, o arquiteto, que durante o pleito eleitoral, era ele que apresentava a peculidades de como iria ser o tal projeto. E, para não ter que pedir desculpas vou registrar aqui, o feito, pois, nos seus 40 meses de administração, ela "Fez" somente "Uma" única casa, no povoado Mundo Novo, para uma moradora de 100 anos que, hoje, já bastante debilitada, por motivos aparentes e confirmatórios, decidiu Mudar para a sede, em virtude de outras promessas não cumpridas. como saneamento básico e principalmete na área da saúde, que Médico este ninguém vê. E só a título de retificação, era não fez, apenas reformou, Pintou Toda de amarelo e filmou para depois se vanguariar de que Promessa feita, Promessa não Cumprida.
0 comentários:
Postar um comentário