JNV ANO 1 JAPARATUBA SE Pág. 529
JOSÉ FRANCISCO DA SILVA ZUCA,
"O GÊNIO MIMOSO DA ARTE"
PARTE ll
EM UM CONCURSO PARA UMA EXPOSIÇÃO NO RIO DE JANEIRO, ZUCA APRESENTOU UM* MÁQUINA DE COSTURA DE MADEIRA, COM ENGRENAGENS PERFEITAS E UMA LANÇADEIRA DE FORMA CIRCULAR, ATÉ ENTÃO NUNCA VISTA. ESTE MATERIAL FOI ENCAMINHADO PARA A BAHIA, SEM QUE NEM O NOME DO AUTOR NEM DE SERGIPE APARECESSE NA HISTÓRIA.
NA GUERRA DO PARAGUAI, ZUCA SE APRESENTA COM VOLUNTÁRIO, E CHEGOU A SER ALFERES; MUITO LUTOU E NEM O SOLDO ERA PAGO COM NORMALIDADE. TERMINA A GUERRA E ELE PERMANECE NO PARAGUAI ONDE, REALIZA SUA MAIOR INVENÇÃO, A MÁQUINA ZUCA, CONBIUNAÇÃO ENHENHOSA E VERDADEIRAMENTE ORIGINAL. O INVENTOR LEVA SUA DESCOBERTA À EUROPA, SOB RECOMENDAÇÃO DE VÁRIOS AMIGOS, CHEGA A PARIS E LONDRES, É RECEBIDO COM CAVALHEIRISMO,MAS SUPERANDO PELOS TRUSTES QUE TOMAM SUA PATENTE COM A FORÇA DOS CARTÉIS. CABISBAIXO E MUDO, VOLTA O SERGIPANO PARA SUA TERRA. REANIMA-SE E CORRE O BRASIL, GERENCIANDO E DANDO ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM VÁRIAS INDÚSTRIAS, MARCANDO SEMPRE SUA PRESENÇA COM NOVAS ADAPTAÇÕES NA BUSCA DE AUMENTO DE PRODUÇÃO. ASSIM FEZ NUMA FÁBRICA DE TIJOLOS EM MINAS GERAIS, AUMENTANDO EM MUITO A PRODUÇÃO E TIRANDO FÁBRICA DA FALÊNCIA. JÁ IDOSO, ZUCA SE REVOLTARA COM O DOMÍNIO DOS PATRÕES E COM A FALTA DE HUMANISMO O OPERARIADO;FEZ SÉRIOS PROTESTOS COM A IMPRENSA E NADA ADIANTOU. DESGOSTOSO, RESOLVE VOLTAR PARA RIACHUELO E, RELEMBRANDO SEU TEMPO DE CRIANÇA, FEZ UM LINDO QUADRO, QUE DURANTE DOIS ANOS FIGUROU NA EXPOSIÇÃO NACIONAL E GANHOU A MEDALHA DE OURO. FEZ UMA CRUZ DE MOSAICO EM GRANDE VULTO, DE SÚTIL E MIMOSO GOSTO. NO FIM DE SUA VIDA,LEVADO PELA DOENÇA, PLANEJOU, FAZER UMA CAIXA PARA A BANDEIRA DE SERGIPE. NÃO TERIA SIDO, AQUELA OBRA, A QUE ELE ENTREGOU À COMISSÃO QUE O PROCUROU, POIS FICOU MUITO AQUÉM DO SEU PROJETO. QUERIA UM TRABALHO MUITO MAIS ENGENHOSO, MAIS RICO DE GOSTO, QUE TERIA SIDO SUA OBRA PRIMA.
ZUCA MORRE COM O NASCER DO SÉCULO. SEU GÊNIO MOVEU MUITAS MÁQUINAS DO MUNDO, MAS NÃO CONSEGUIU ABALAR A CONSCIÊNCIA DPO SEU POVO, RECONHECIDIMENTO DOS VALORES. SOMENTE DE ALGUNS AMIGOS QUE O LEVARAM AO TÚMULO E NA LÁPIDE ESCREVERAM"ZUCA, O GÊNIO MIMOSO DA ARTE".
ENCONTRAMOS NO ARQUIVO DDO CARTÓRIO DE JAPARATUBA, UMA PROCURAÇÃO LAVRADA PELO TABELIÃO JOÃO PINTO D'AGUIAR BOTTO E PASSADA NO DIA 08 DE FEVEREIRO DE 1879:...QUE NO ANO DE NASCIMENTO DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO DE MIL OITOCENTOS SETENTA E NOVE, AOS OITO DIAS DO MÊS DE FEVEREIRO DO DITO ANO, NESTA VILA DE JAPARATUBA, COMARCA DE MESMO NOME, PROVÍNCIA DE SERGIPE E IMPÉRIO DO BRASIL, EM MEU CARTÓRIO COMPARECEU JOSÉ FRANCISCO DA SILVA ZUCA, RESIDENTE NESTA VILA PRESENTEMENTE RECONHECIDO DE MIM TABELIÃO E DAS TESTEMUNHAS ABAIXO ASSINADAS, E PERANTES ESTAS DISSE QUE NOMEAVA E CONSTITUÍA O BASTANTE PROCURADOR A LUIS CAETANO MACHADO, RESIDENTE EM PARIS, PARA VENDER O PRIVILÉGIO COCEDIDO A ELE OUTORGANTE E AO MESMO SE O PROCURADOR, DE UMA MACHINA (MÁQUINA) DE COPIAR CARTAZ, RECEBER A IMPORTÂNCIA DA VENDA DAR RECEBIDO OU QUITAÇÃO, PODENDO SUBSTABELECER ESTA EM UM OU MAIS PROCURADOS E ESTES EM OUTROS..."
ENCONTRAMOS AINDA PPROCURAÇÃO FEITA EM 13 DE OUTUBRO DE 1822, PÔR JOSÉ FRANCISCO DA SILVA ZUCA QUANDO ELE DÁ PARA "...O DOUTOR JOÃO JOSÉ DO MONTE, MORADOR NA CORTE DO RIO DE JANEIRO... ...PODERES PARA LIQUIDAR AS APÓLICES DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MUTUALIDADE..."
COMO DISSE HÉRCULES CAMPOS, ELE ERA UM GÊNIO.
0 comentários:
Postar um comentário