quinta-feira, 31 de maio de 2012

Carmopólis:Resumo Histórico!

JNV  O Portal de Notícias Mais Completo.            ANO 1   JAPARATUBA  (SE)      Pág. 561



                                         RESUMO HISTÓRICO

       A Exemplo de várias cidades sergipanas as referências mais aaantigas sobre a cidade de Carmopólis datam de 1575 na época das colunas de Cristóvão de Barros.

     No término do período colonial surge uma povoaçõa chamada Rancho. A povoação surgiu como um ponto de parada de feirantes que ali se agloneravam e passavam em comboio para antiga Mata do Bom suceso. Lá existia um quilombo de escravos que fugiam dos Engenhos do Cotinguiba e atacavam os viajantes.

     Depois da chegada dos padres carmelitas, o povoado Rancho passou a se chamar Carmo. No ponto mais alto foi instalada a Missão de Japaratuba e erguida a Igreja de Santana do Massacará. Devido a uma epidemia de varíola missão foi transferida em um ponto mais distante.
     O vigário de Siriri, do Marcos Antônio de Souza, talvez tenha sido o primeiro historiador a regisdtrar a "Missão de Nossa do Carmo", próxima ao povoado de Pirambu. Em 1894 Carmo já apresentava certo índice de progresso ao Contrário da vila de Rosário, à qual pertencia, mas não chegou a ser nem, freguesia. De povoado, em 26 de outubro de 1894 torna-se Vila do carmo. Apesar disso Carmo ainda não era independente, tudo era advindo de Rosário. Em 07 de novembro de 1921 é criado o "Distrito da Paz do carmo", e autorizado pelo governo de Pereira Lobo foi delimitado foi o seu território separando de Rosário e uma parte menos, ao norte, de Japaratuba. Mas somente no dia 16 de outubro de 1922 que carmo se torna independente. em 28 de março de 1938, Carmo é elevado a categoria de cidade e teve seu nome alterado para Carmopólis em 31 de dezembro de 1943. A economia do município no início era baseada na agricultura e na pecuária. Mesmo sem usinas chegou a ter uma grande produção de cana-de-açucar. O rebanho de bovinos chegou a ter 4 mil cabeças. Mas a partir da década de 50 do século passado a agrcultura e a pecuária tiuveram quedas significaticas até a extinção do cultivo da cana. Em 15 de agosto de 1963 a Petrobrás no solo carmopolitano, a perfuração se deu no dia 04 de outuibro do mesmo ano. Hoje a principal fonte de renda do município vem da extração do petróleo.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

 
Design by André Júnior | Bloggerized by AJR