sábado, 12 de maio de 2012

Revivendo e Contando 1ª Parte

JNV ANO 1 Nº 1  JAPARATUBA (SE) Pág. 483



       JOSÉ FRANCISCO DA SILVA "ZUCA"

           "O GÊNIO MIMOSO DA ARTE"


                           PARTE l


     O JORNAL "O ESTADO DE SERGIPE" DO DIA 24 DE DEZEMBRO DE 1914, PUBLICOU UM ARTIGO  DO JAPARATUBENSE HÉRCULES CAMPOS, NO QUAL ELE DESTACA ENTRE OUTROS A FIGURA DO MECÂNICO JOSÉ FRANCISCO DA SILVA ZUCA, LHE QUALIFICADO DE "O GÊNIO, O CARÁTER E O TALENTO", ENTRE OS FILHOS DA TERRA.

     QUEM FOI ESSA FIGURA DESCONHECIDA EM SUA TERRA NATAL COMO TANTAS OUTRAS MERECEM SER REVERENCIADAS E LEMBRADAS, MAS SÃO IGNORADAS OU ESQUECIDAS?

      NÃO RECORDAMOS COMO, QUEM FEZ CHEGAR AS NOSSAS MÃOS UM FOLHETO ESCRITO POR UM CERTO JOSÉ ALBERTO PEREIRA BARRETO, QUE DESCOBRIU PARA NÓS A FIGURA DO INVENTOR ZUCA, CUJO FOLHETO TRANSCREVEMOS A SEGUIR:

     "ZUCA, O GÊNIO MIMOSO DA ARTE. (JOSÉ ALBERTO PEREIRA BARRETO)".

     RIACHUELO REPOUSA NA HISTÓRIA DO SEU PASSADO, COM CRIANÇAS GRITANDO PELAS RUAS E OS TRANSEUNTES TRATANDO DE SEUS NEGÓCIOS OU OBSERVANDO A SIMPATIA DOS RIACHUELENSES. TUDO ERA NORMAL NUMA CIDADE CERCADA POR ENGENHOS E ATAPETADAS COM VERDES CANAVIAIS; ATÉ MESMO A GALHARDIA DE CERTOS CIDADÃOS NAS REQUINTADAS SEDES DE SUAS  PROPRIEDADES. UM FATO PORÉM, QUEBRAVA ESSA ROTINA E ALERTAVA  A TODOS PARA UM ESPÍRITO CRÍTICO; ERA UM MENINO CHAMADO ZUCA QUE POUCO BRINCAVA COM A S CRIANÇAS DA RUA E LEVAVA A VIDA FAZER BRINQUEDOS DE FIBRAS DE CAJAZEIRA E DESENHOS EXPRESSIVOS NAS PAREDCES DA CASAS, USANDO PARA ISTO UM CARVÃO. "ORA UM MATUTO PUXADO PELO CABRESTO UM ANIMAL COM AS MAMLAS CHEIAS  DE FRUTAS E  OBJETOS DE FEIRA, ORA UM TABARÉU LEVANDO DE ANCAS DE UM  CAVALO GORDO SUA DAMA VESTIDA DE SAIA E CABEÇÃO DE RENDAS , COM CHAPELINAS DE PLUMAS VERDES, À MODA DO TEMPO;ORA UM RETRATO MUITO PARECIDO DE UM PÂNDEGO DO LUGAR". DESDE GAROTO POUCO SE FALA NOS DIAS ATUAIS E,NO ENTANTO DEVERÍAMOS TOMÁ-LO  COMO EXEMPLO NA EDUCAÇÃO DE SEUS FILHOS.

     JOSÉ FRANCISCO DA SILVA ZUCA, NASCEU NA MISSÃO DE JAPARATUBA E LOGO FOI LEVADO PARA RIACHUELO, ONDE PLANTOU SUA VIDA . FILHO DE JOAQUIM BENÍCIO DA SILVA E D. ANNA MARIA DA SILVA, POBRES LAVRADORES DA MISSÃO DE JAPARATUBA, QUE DO CAMPO TIRAVAM O SUSTENTO DA FAMÍLIA, AUXILIADOS APENAS POR POUCO ESCRAVOS. NESSE AMBIENTE NASCEU ZUCA, ISOLADO DO MUNDO E CONHECENDO AS PRIMEIRAS LETRAS SOMENTE  COM ENSINOS CASEIROS. MESMO ASSIM VEIO A SE TRMAR UM PROFUNDO CONHECEDOR DO PORTUGUÊS, DA CIÊNCIA E DAS ARTES; ESTUDANDO AS SAGRADAS ESCRITURAS COM PROFUNDIDADE, O QUE TORNOU UM INCRÉDULO  NOS DOGMATISMOS RELIGIOSOS, JOÃO MONTES, ABASTADO CHEFE POLÍTICO DO VALE DO COTINGUIBA, NOTANDO OS DESENHOS DE ZUCA, CONVIDOU-O  A DECORAR SUA RECÉM-CONSTRUÍDA CASA, E O CONVITE FOI ACEITO, PEDINDO, O GAROTO QUE PREPARASSE A TINTA, PORQUE ELE NÃO SABIA . A CASA FOI ADMIRAVELMENTE PINTADA, DANDO A CADA AMBIENTE UMA DECORAÇÃO PRÓPRIA, QUE CULMINAVA COM A SALA DE JANTAR COM PINTURA DE MESAS POSTAS, SERVIDAS DE IGUARIAS E VÁRIOS FRUTOS VIÇOSOS.

     NA MONTAGEM DE UM ENGENHO NO RIO VERMELHO, JAPARATUBA, O ENGENHO MORNAY NOTOU QUE ZUCA IMITOU EM MADEIRA E COM PERFEIÇÃO UMA MÁQUINA MOVIDA A ÁGUA. ASSSOMBRADO COM A INTELIGÊNCIA DO JOVEM, O ENGENHEIRO VIVIA A ELOGIÁ-LO E MOSTROU-LHE A ENGRENAGEM DE UM RELÓGIO. E EM POUCOS DIAS O GAROTO APRONTOU UM RELÓGIO DE PAREDE, COM A ENGRENAGEM DE CASACA DE CAJAZEIRA, QUE MARCAVA AS HORAS COM CERTA PERFEIÇÃO. JÁ RAPAZINHO, DEDICOU-SE A OURIVESARIA, MAS NÃO DUROU COM ESSA PROFISSÃO, POR FALTA DE MATÉRIAL; FOI FOGUETEIRO E REVOLUCIONOU RIACHUELO COM INOVAÇÕES EM FOGOS DE ARTIFÍCIO. FOI ALAFAIATE E SE TORNOU UM DOS MELHORES DE SERGIPE, PELA CRIAÇÃO DE NOVOS MODELOS. QUANDO HOMEM FEITO, DEDICOU-SE A MECÂNICA, E CRIOU VÁRIOS AUTOMATISMOS NAS MÁQUINAS DOS ENGENHOS, O QUE AUMENTAVA SENSIVELMENTE A PRODUÇÃO E OBRIGOU A CONSULTA DE VÁRIOS ENGENHEIROS VINDOS DER LONDRES E PARIS.
  


                    * TABELIÃO E OFICIAL DO REGISTRO DE IMÓVEIS
           E PROTESTOS, ESCRIVÃO, ATOR, ART.PLÁSTICO E ESCRITOR.

                 GUARDEM O 2° CAPÍTILO DESSE RESGATE HISTÓRICO


                       

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

 
Design by André Júnior | Bloggerized by AJR