JNV Ano 01 nº 01 JAPARATUBA OUT/2011 Pág. 302
"QUEM SOMOS"
Há 04 anos, a UFS se depara com o mesmo cenário nas eleições do DCE. De um lado, uma estagnada diretoria, que se limita a apoiar as medidas da reitoria e da prefeitura. Sempre dentro de gabinetes, deixa de priorizar as necessidades dos estudantes em nome da subserviência a seus aliados.
De outro lado, uma oposição que reinvidica demandas verdadeiras, porém nega os avanços obtidos; construindo uma política de contra tudo e contra todos.
Para nós, isso não é suficiente. O DCE pode atuar de forma autônoma e responsável, envolvendo os estudantes. É PRECISO ACREDITAR QUE O NOVO SEMPRE VEM. Para lutar por nossas reais necessidades, de maneira consequente, anunciamos nossa chapa.
Somos um grupo de jovens que não baixam a cabeça para as injustiças e e desigualdades. Entendemos que só com estudantes unidos, de mãos dadas, é possível construir a nova Universidade que sonhamos.
E nossa trajetória não começou aqui. Construímos, junto aos populares, a marcha pela UFS no Sertão, que contou com mais de 12 mil jovens. Mobilizamos a juventude universitária e das periferias para marchar no Grito dos excluídos pelos 10% do PIB para educação e contra o aumento de passagens de ônibus. Estamos em projetos de pesquisa, de extensão, em Centros Acadêmicos, nas salas de aula, enfim, construindo novas práticas em muitos espaços da UFS.
Chega de mais do mesmo. É hora de mudar. É preciso algo novo. E vem vindo nesse vento o cheiro da nova estação...
ACREDITEM, O NOVO SEMPRE VEM!
DEMOCRACIA E NORMAS ACADÊMICAS
O DCE deve atuar para defender os interesses dos estudantes, da maneira mais democrática possível. A realização de fóruns, assembleias e plebicitos e a utillização de meios de consulta de opinião que empregam as novas tecnologias de informática e comunicação (como blogs e redes sociais) são instrumentos que podem ajudar a aproximar o DCE DOS ESTUDANTES.
É triste notar que a atual gestão do DCE não consulta os estudantes para tomar as suas decisões. Tome-se o caso das Normas Acadêmicas da Graduação, que estão sendo reformuldas. Várias pontos que afetarão diretamente nossa vida acadêmica poderão ser modificados. E o DCE não lançou nenhum panfleto ou jornal, não convocou o CEB (um fórum do qual participam todos os centros acadêmicos) nem consultou a opinião dos estudantes para saber o que pensamos sobre o assunto.
A proposta de reformulação das Normas Acadêmicas foi apresentada pela reitoria em 15 de julho e até agopra nada foi feito para mobilizar os estudantes da UFS para a discussão.
MILTON MATTOS
Est. de Comunicação
0 comentários:
Postar um comentário