JNV ANO 1 Nº 1 JAPARATUBA 09/07/2011 Pág. 64
UM FATO HISTÓRICO
Sergipe entrou definitivamente para a história política de Sergipe e do estado, só não, do Brasil, pelo fato de, no último dia 03 de outubro, próximo passado, Dilma Housself, chegou na frente, elegendo-se como a primeira presidente do nosso país. Pois, em 152 anos de independência, jamais uma mulher Sergipana havia ocupado a cadeira nº 1, a de Governadora do estado, mesmo que, por mínimos 10 dias. Não é de hoje que, as mulheres vêm, ao longo do tempo, conquistando o seu espaço. Espaço este que vem desde os tempos do Inpério mas, precisamente no tempo da escravidão, quando A Rainha Elizabeth, por decreto, assinou a carta de Auforria no dia 13/05/1888, libertando assim, todos os escravos da época e, com isso comfirmando, a ascenção do sexo feminino, pois, se levarmos em conta, o cargo de rainha daquela época é como se fosse o de um Presidente de Estado e, de lá pra cá, só avanços tivemos neste setor. É claro que, ainda teremos que percorrer um longo caminho, mas o ponta- pé inicial já foi dado e, por mais que se assegure essas conquistas, falta pelo menos mais 20 ou 30 anos para consolidar toda essa transformação, quebra de tabus, enfim.
As mulheres, anos após anos, vem sendo notícia, vem caminhando a passos de tartaruga, mas com velocidade de um Tigre, quebrando e derrubando preconceitos e tabus. E, quem ousaria imaginar que o sexo frágil iria ocupar maciçamente o espaço dedicado apenas aos homens numa atitude machista.
Essa mulher de muita Coragem, ousadia e destreza, o qual me refiro é a Deputada Drª Angélica Guimarães, hoje alçada ao maior posto que alguém almejara chegar. Natural da cidade de Japoatã, que numa carreira, diga-se de passagem, pautada pela transparência, idoneidade e acima de tudo respeitada por todos nos cargos que ocupou pois, em quase 13 anos de vida legislativa, nos seus 5 mandatos vêm num crescente incontestável.Não bastasse ser dona de uma das mais belas biografias de nosso estado, foi a 1ª Deputada eleita do estado,com uma votação estrondosa; a 1ª Presidente da Assembléia Legislativa, e, agora, a conquista do seu maior marco: O ápice. A 1ª a assumir, mesmo que interinamente, e por apenas 10 dias o cargo de Governadora em exercício do menor estado da federação.
Este cargo só foi concretizado, devido a dois pequenos, mas significativos detalhes, e não simplesmente, por mero favor, já que para aqueles que são leigos e tem pouco esclarecimento poderia muito bem pensar que a Deputada Angélica Guimarães, já que é da base do governador Marcelo Déda, quis presentéa-la, até pelo fato de ser mulher. Ledo engano. O governador, apenas seguiu e obedeceu a lei. Pois, diz a lei que na ausência do titular da pasta, assume o vice e, na deste, assume o Presidente da entidade, ou instituição, que é o caso. E, foi isso que, a sua excelência seguiu. Acontece que, o titular MDC- Marcelo Déda Chagas,(PT), mesmo estando no estado, mas cuidando de sua saúde, e, tendo o seu Vice, Jackson Barreto Lima(PMDB), em viagem ao exterior, não sobrou nenhuma outra alternativa, senão, segui-la e, não para simplesmente, prestigiar a Deputada. E, isso, não é apenas o cumprimento de alguma Lei estadual, e sim, o que diz a nossa Carta Magna, que é a Constituição.
E, assim como o ninguém segura o Flamengo, fica a pergunta: quem poderá segurar essa Mulher?
PASSATEMPO JNV (HD)
"VOCÊ QUE ESTÁ EM UM CATIVEIRO, PEÇA AJUDA A DEUS, E O SENHOR LHE DARÁ CÂNTICOS NA NOITE E MUDARÁ A SOMBRA DA NOITE EM MANHÃ".
0 comentários:
Postar um comentário