JNV ANO ll Nº 668 JAPARATUBA (SE)
MEIO AMBIENTE
A preocupação com a questão ambiental no município também foi enfocada na festa da cidade. Um debate foi organizado pelas secretarias de Comunicação e assuntos Parlamentares, e Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente trouxe o gerente executivo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, Dr. Márcio Macedo para falar sobre a revitalização do rio Japaratuba. Antes, o secretário de Agricultura, André Maciel falou sobre as ações da prefeitura municipal em defesa do meio ambiente, a exemplo do projeto agroflorestal, distribuição e plantação de mudas às margens do rio Japaratuba. Aproveitando a ocasião, o prefeito Gerard Olivier entregou ao gerente executivo do Ibama, um pré-projeto de revitalização do rio japaratuba. "A admimnistração municipal está de parabéns por ter esta preocupação com o meio ambiente", disse o Dr. Márcio Macedo.
Outro evento realizado foi uma caminhada com alunos da rede municipal de ensino, com faixas e cartazes nas mãos, eles percorreram simples de preservar a natureza.
GINCANA ESCOLAR
Um dos destaques da programação de aniversário dos 146 anos de Japaratuba, foi a grande Gincana Cultural interescolar promovida pela secretaria de educação que começou com a lV Corrida Estudantil, que contou com a participação das escolas Emiliano Nunes de Moura (Reação), Mal. Ademar de Queirós (Conquistadores do Ademar), Vere. João Prado do povoado São José (Guerreiros da Cultura) e Des. Luís Rabelo Leite (Equipe da Paz). Centenas de crianças e adolescentes deram uma nova vida à praça da matriz, as torcidas organizadas atraíram muita gente para ver quem sairia vencedor. Dessa vez, a escola que ganhou o primeiro lugar foi o Emiliano, com o João Prado em segundo lugar, seguido do Ademar de Queirós e de e do Rabelo Leite. As escolas receberam como premiação do primeiro ao quarto lugar R$ 800,00, R$ 500,00 e 250,00 (3º e 4º) respectivamente.
Após a gincana os grupos folclóricos, importantes peças na formação da cultura japaratubense, foram homenageados. Seu Nêgo (Reisado), Dona (Maracatu), Zé de Jove (Guerreiro) e André da Chegança estiveram presentes para receber uma placa de agradecimento pela contribuição que dão à história e a cultura da cidade.
Outro evento voltado para a celebração da cultura japaratubense foi o "Arte na Feira", quadrilheiros da Cangaceiros da Bôa, serviram mungunzá e arroz doce em uma barraca na feira livre do comércio ao som de trio de forró e banda de pífanos. "Gostei muito, espero que aconteça mais vezes", disse a feirante Maria José dos Santos.
"UM OUTRO OLHAR"


12:45
Unknown



0 comentários:
Postar um comentário