sexta-feira, 20 de julho de 2012

Roteiro: Santa Catarina!

JNV ANo ll  Nº              JAPARATUBA/SERGIPE

           
Foto: Rogério Volcan - Ilha do Campeche - Florianópolis SC - Brasil



Nestas férias visitamos uma prima gostosa do Rio Grande do Sul, uma tal de Catarina, alguns a chamam carinhosamente de Santa.


Ah! Santa Catarina, com a sua Florianópolis, a ilha maravilhosa, verdadeira praia de Porto Alegre, nós gaúchos suspiramos por ti, prima linda.


Passeamos por suas belas curvas, formadas por enseadas, praias, lagos, sol, areia. Saboreando um bom camarão e uma belíssima loura gelada, aqui já estão chamando-a de Devassa.


Andamos por Itapirubá, Laguna, Imbituba, Garopaba, Praia do Rosa, Ouvidor, Lagoa da Conceição, Joaquina, Santinho, Forte São José, Daniela, Armação, Ilha do Campeche, Guarda do Embaú e Pinheira.


Entre todas, destacamos a Ilha do Campeche, um paraíso natural. Um dos lugares mais lindos de Florianópolis.




As fotos falam: água verde, clara, calma, límpida... Porém, gelada, isso a foto não diz... Dia de sol, quentíssimo e a água fria, não parece ser possível, mas é. Provavelmente as correntes marítimas que determinam, em grande escala, a temperatura da água, deixando que a temperatura externa influencie pouco.


Bah! Houve um dia, agora em fevereiro, um dos dias mais quentes do ano, fui surfar no fim da tarde na praia da Joaquina, imaginei que a água estaria boa. Engano meu.

Nunca entrei num mar tão gelado, em pleno verão. Parecia que tinham cubos de gelo. Os próprios surfistas estavam com veste completa (long de inverno) e ainda reclamavam do frio ao entrar ou sair do mar. Dois dias depois a água aqueceu, ficou ótima, entrei no mar a noite para surfar, estava ótimo o mar.


Chamou-nos atenção a praia da Guarda do Embaú. Chegamos à beira mar e vimos algo diferente, tinha uma grande lagoa, depois as dunas, depois o mar. Para atravessarmos para as duas e termos acesso ao mar tinham pequenos barquinhos. Uma paisagem bem diferente, dizem que é uma das 10 praias mais bonitas do Brasil. A foto não ficou legal, o dia estava nublado, preparando-se para a chuva. Ficamos com gostinho de quero mais, apenas fizemos uma visitinha rápida, ficou para o próximo ano.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

 
Design by André Júnior | Bloggerized by AJR